Maria Renata Pinheiro
1966, São Paulo - SP, onde vive e trabalha.
Formada em Artes Plásticas pela Escola Panamericana de Artes (SP) e em Administração de Empresas pela PUC SP. Morou em Nova Iorque, Toronto e Cidade do México, o que lhe proporcionou o contato com diversos tipos de expressões artísticas. Atualmente participa do coletivo e mentoria do Grupo Hermes Artes Visuais, com Carla Chaim e Nino Cais; Orientação individual com Cristina Suzuki; e faz parte do coletivo “O Predinho”, onde possui seu ateliê.
Seu processo inicia-se a partir da memória ou foto de uma paisagem, que servem de referência para desconstrução. Esta memória vem das muitas temporadas de sua infância e adolescência em Belém e no interior do Pará, terra de origem de sua mãe. A artista, desenvolve seu trabalho, que, através do uso de diferentes mídias e técnicas, expressa a saudade da convivência íntima com a mata, ao mesmo tempo que confronta com a atual realidade de depredação.
Foi premiada em 1º lugar no 29º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, SP (2023) e menção honrosa no 3º Salão de Artes de Guararema, SP (2023). 1o. lugar no concurso “Claro e Escuro” da Canson, São Paulo, SP (2019), dentre outras participações em salões e exposições coletivas.